Fonte de Mergulho

 Arquitectura infraestrutural, vernácula. Fonte de mergulho seiscentista ou setecentista de planta rectangular regular composta por mãe de água, prolongada por guardas baixas em granito, constituindo o patim, pavimentado em granito. A mãe de água é um pequeno edifício de planta rectangular com cobertura plana, escavada em abóbada no interior.

 

Categoria

Monumento

Descrição

Fonte de planta rectangular constituída por caixa de água em cantaria de granito com cobertura plana e interiormente escavada em abóbada abatida. No paramento mural interno, do lado E., foi embebido um encanamento em PVC. A fachada posterior encontra-se adossada ao muro da propriedade contígua. O reservatório separa-se do patim de acesso por murete de granito.

Acessos

Estrada do Calvário

Protecção

Inexistente

Grau

3

Enquadramento

Peri-urbano. Localiza-se nos limites da freguesia de Castelo Bom, implantada junto da estrada que conduz ao Adro do Calvário (v. PT020902070070). A sua fachada encontra-se voltada a N., para a via. O patim de acesso, prolongando o rectângulo da caixa de água encontra-se pavimentado com lajes de granito; dos lados E. e O., é delimitado por guardas baixas, também em cantaria de granito.

Descrição Complementar

 

Utilização Inicial

Infraestrutural: fonte

Utilização Actual

Infraestrutural: fonte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 / 18 - provável construção; 1966 - beneficiação das fontes de mergulho da freguesia de Castelo Bom ao abrigo do Plano Comemorativo do Ministério das Obras Públicas.

Características Particulares

Fonte de mergulho rectangular composta por mãe de água de planta rectangular, cobertura plana, mas com abóbada abatida escavada no interior tendo correspondência no arco abatido que define a fachada principal. Guardas baixas ladeiam a área de acesso, separando o patim.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em granito; juntas preenchidas a argamassa; cano em PVC.

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da, Corografia Portugueza, e Descripçam Topografica do famoso Reyno de Portugal, tomo II, Lisboa, 1708; Ministério das Obras Públicas, Plano Comemorativo 1966, Lisboa, 1966; BARROCO, Manuel Joaquim, Panoramas do Distrito da Guarda. Apontamentos referentes aos concelhos e freguesias do Distrito, Guarda, 1978; AMARAL, Francisco Pires Keil; SILVA, José Antunes da, Castelo Bom. Recuperação Urbana e Arquitectónica, (Trabalho realizado para a DGEMN), s.l., 1987; Carta do Lazer das Aldeias Históricas. Roteiro de Almeida e Castelo Mendo, vol. 4, Lisboa, 2000.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMA; Junta de Freguesia de Castelo Bom

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMA; Junta de Freguesia de Castelo Bom

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, década de 60 - consolidação da estrutura; finais - colocação de encanamento em PVC no paramento mural da caixa de água.

Observações

 

Autor e Data

Filomena Bandeira 1996 / João Vilhena e Joana Vilhena 2002